quarta-feira, 10 de abril de 2013

I Encontro de História - Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul – “Espaços de saber e poder: Instituições e seus agentes na perspectiva da História Social”



 
O Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul (http://www.mp.rs.gov.br/memorial), com apoio do Laboratório de História Comparada do Cone Sul - LabConeSul (www.historiasocialecomparada.org), está organizando o I Encontro de História Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul com a temática "Espaços de Saber e Poder: instituições e seus agentes na Perspectiva da História Social." 

 
O Encontro será em 05 e 06 de junho de 2013 no Palácio do Ministério Público localizado na Praça da Matriz, 110. 

A temática do I Encontro diz respeito à história de instituições e seus agentes a partir de pesquisas acadêmicas na área. Assim, longe de enfocar uma perspectiva laudatória da história tradicional, o evento prestigiará trabalhos acadêmicos que contemple o estudo da formação de espaços de poder em suas diferentes dimensões (políticas, culturais, econômicas...) e os grupos sociais  que neles atuam, incluindo suas elites, reconhecidas ou contestadas. 


Nessa perspectiva, podem ser contempladas instituições tradicionais como órgãos estatais e partidos políticos, mas também empresas, sindicatos, associações culturais, entre outros. Em comum a eles, a luta de seus agentes - por meio de diversos critérios de distinção - por posições de destaque em sua instituição. Enfim, os trabalhos apresentados intentam mostrar as perspectivas teóricas e recursos metodológicos empregados em cada pesquisa.

Trata-se de uma iniciativa do Memorial do Ministério Público do RS em aproximar-se do público acadêmico e abrir um novo espaço para discussões sobre história de instituições e grupos dirigentes. Esperamos que seja o primeiro de muitos eventos, contribuindo por meio do conhecimento histórico para um debate público sobre que atuam nos diferentes espaços de poder e que influenciam parcelas signficativas da sociedade.  

Informações sobre o evento podem ser dirigidas ao email - contato@historiasocialecomparada.org

Inscrições

Inscrições gratuitas pelo email memorial@mp.rs.gov.br 
No ato da inscrição, informar nome completo e instituição de ensino, pesquisa ou trabalho que está vinculado. Caso proponha apresentação de trabalho, ler as instruções a seguir.
 

Instruções - Comunicações

Abertas para apresentações de pesquisas acadêmicas (em curso ou concluídas) relacionadas à História de instituições e/ou grupos sociais a elas ligados, em diferentes campos de atuação (cultural, político, jurídico, sindical, acadêmico, profissional).

Duração da apresentação: 10 a 15 minutos;

- Resumos: envio dos resumos até 24 de maio.

Os resumos devem ser apresentados por um autor ou coautor principal, juntamente com o título e o resumo do trabalho em até dois mil (2.000) caracteres com espaços ou cerca de 300 palavras. Deve a filiação institucional do autor, bem como um e mail para contato. Os resumos devem ser enviados para memorial@mp.rs.gov.br. O texto deve ser em formato doc, fonte Times New Roman.
- A lista de trabalhos aceitos, bem como o cronograma das apresentações será divulgada até o dia 31 de maio. Os autores receberão por e-mail o aceite e a data e horário da apresentação.
- Trabalhos completos: será publicada uma coletânea (em formato eletrônico) com os trabalhos apresentados no Encontro. Quem desejar participar deve enviar o trabalho completo até o dia 18 de julho. Só serão aceitos trabalhos apresentados no evento.
O trabalho completo deve ser enviado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, com no mínimo 5 páginas e no máximo 10, incluindo bibliografia.

Em relação às citações:
1. até três linhas: manter no corpo do texto entre aspas, sem negrito e/ou itálico;
2. mais de três linhas: espaçamento anterior e posterior à citação de 12pt, recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, fonte tamanho 10, espaçamento entre linhas simples.
a) a referência aos autores mencionados ao longo do texto será feita mediante o uso das regras da ABNT, sistema autor-data. Por exemplo: (Waltz, 1979). Se houver menção de texto específico, a página deverá constar no formato: (Waltz, 1979, p. 46).
b) no caso de haver mais de uma publicação do mesmo autor com a mesma data, a referência deve ser ordenada alfabeticamente da seguinte forma: (Cepik, 2009a); (Cepik, 2009b);
c) as referências bibliográficas completas das obras mencionadas serão apresentadas ao final do trabalho e devem estar de acordo com as regras da ABNT.
O trabalho deve ser enviado para memorial@mp.rs.gov.br ou entregue em CD para a organização do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário