terça-feira, 27 de março de 2012

NOVA DATA - CONVITE PARA FORMAÇÃO - GRUPO DE TRABALHO

Conforme as consultas, prevaleceu o dia 11.04 à tarde para a reunião! Será no prédio 3 da PUCRS (Programa de Pós-Graduação em História), sala 307, às 14h30min.

CONVITE PARA FORMAÇÃO - GRUPO DE TRABALHO


Colegas!

Queremos convidá-los para a criação de um novo Grupo de Trabalho. A ideia é reunir nossos esforços e pesquisas (que se encontram um tanto dispersos) em um GT que contemple a história de atividades profissionais ou em processo de profissionalização, evidenciando e definindo os contornos de ocupações/profissões/ofícios que não necessariamente possam ser abrangidos por definições de grupos profissionais no sentido estrito (as ditas profissões liberais).

Queremos compreender as formas de auto-organização que esses grupos colocam em prática, bem como sua capacidade de erigir e fazer respeitar barreiras para a entrada em seu campo de atividade. Queremos entender como são delimitados os locais de atuação desses indivíduos, suas relações com instituições, Estado e sociedade, suas práticas ao longo do tempo para se diferenciarem e colocarem profissionalmente no mercado de que fazem parte, os elementos de convergência e divergência em relação a outras ocupações e profissões, suas estratégias no que concerne à concorrência e à liberdade professional.

Para isso, precisamos da participação de vocês para formarmos um GT ativo que contemple a história de agentes sociais (de diferentes segmentos sociais, incluindo a elite) e suas atividades, e sua relação com os meios intelectuais, políticos, culturais, profissionais. Advogados, músicos, burocratas, docentes, escritores, cineastas, engenheiros, atletas, médicos, operários especializados, a lista pode seguir crescendo...

Que tal uma primeira reunião no dia 11.04, uma quarta-feira à tarde (14h30min), para darmos início aos trabalhos? O local será na PUCRS, prédio 3 – Programa de Pós-Graduação em História, sala 307.

Saudações,
Julia e Marcelo.
marcelo.vianna@acad.pucrs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário